Intitulado em português como A Hora do Pesadelo e lançado originalmente em 1984, teve seis seqüências - desconsiderando Freddy X Jason – e foi refeito em 2010. Afinal, estamos vivenciando na era das origens das histórias e remakes. Os roteiristas devem ter perdido completamente a capacidade criativa ou estão com preguiça de desenvolvê-la, vocês já devem ter notado que filmes antigos ou estão sendo regravados, ou ganhando explicações e, infelizmente, poucos são realmente satisfatórios. Nesse caso podemos considerar ambos.
Embora tenha visto os antigos A Nightmare On Elm Street, não me lembro com exatidão das histórias, simplesmente dos fatos. Igualmente este remake foi boa adaptação do original.
O terror psicológico desta versão fracassa perante os anteriores. Está agressivo, Freddy Krueger aparece unicamente pra matar. Não há aquela necessidade em assustar para adquirir poder como antigamente. O filme fica por conta dos sustos causados por aparições e movimentos repentinos - como parece ser a tendência da maioria dos filmes de horror atuais. Há pouca perseguição e quase nada de terror psicológico. A mudança no visual do Freddy Krueger também enfraqueceu o horror, artificializando-o.
Um dos aspectos que me conquistou foi o final. O melhor dos filmes de terror antigos eram os finais. Por mais previsível, o final não pode ser feliz. É um filme de HORROR, por que o final seria feliz? Um bom filme de horror tem que ter um final infeliz. O vilão tem que prevalecer, afinal ele éfoda. Os mocinhos devem sucumbir. Se o vilão ganha há uma seqüencia de filmes sem estragar a história. Mocinhos se encontram de monte por aí, vilões BONS não.
Outro ponto forte é a previsibilidade do filme. Todo filme de horror antigo - e bom - é previsível. Sabemos onde o vilão aparecerá, sabemos quando vai dar merda. Simplesmente esperamos extremamente ansiosos a concretização do previsível. Esta é a diferença entre o horror antigo e o horror atual. Atualmente os filmes não são previsíveis, assustamo-nos com movimentos bruscos muitas vezes sem sentido. O horror antigo nos deixa esperando, nervoso, algo que sabemos que ocorrerá. Como se soubéssemos que iríamos morrer e aguardávamos pelo fim da agonia.
Um blusão listrado vermelho e preto vai deixar de ser clássico um dia? [Sonho de consumo] E as garras afiadas faiscando pelas tubulações? Eu espero que não.
Enfim, um ótimo filme, ótimo final. Recomendado. Meu pesar é ter perdido a cena final em 3D.
Freakazoid.
Nenhum comentário:
Postar um comentário